Destaques

MEMBROS DA IGREJA AJUDAM GAROTO HAITIANO A RECEBER CIRURGIA QUE SALVOU SUA VIDA

David Senatus sobreviveu ao terremoto de 12 de janeiro no Haiti com apenas um pequeno aranhão na cabeça. No entanto, o desastre que matou mais de 200.000 pessoas quase custou ao garoto de 15 anos sua vida.

Senatus é um dos quase 725 Haitianos  apadrinhados por Hope for Haiti’s Children, um ministério com base no Texas, mantido pela igreja que ajuda a pagar pela educação de crianças. Poucos meses antes do terremoto, uma equipe missionária de médicos dos E.U.A. visitou algumas das crianças e descobriu que Senatus tinha uma doença grave no coração. 

Debbie Vanderbeek, diretora do programa Hope for Haiti’s Children no Haiti, contactou Dr. David Smith sobre a condição do garoto. Smith, um membro da igreja que supervision outro ministério — o Haiti Christian Development Project (Projeto Cristão de Desenvolvimento no Haiti) em Little Rock, Ark, contactou o chefe de cardiologia no Arkansas’s Children’s Hospital (Hospital Infantil de Arkansas).

“No dia do terremoto, nós estávamos quase prontos para finalizar os planos de trazer David para cirurgia nos E.U.A.,” Smith disse. Nas semanas seguintes, os documentos encontraram uma barreira, ele disse, depois de outro grupo religioso ser preso e acusado de sequestro ao tentar tirar 33 crianças haitianas para levá-las a um orfanato na vizinha República Dominicana. Quando Smith liderou outra viagem missionária médica para o Haiti, após o terremoto, a condição de Senatus havia piorado. O coração dele estava falhando e ele tinha dificuldades para respirar. 

Obreiros de Hope for Haiti’s Children trabalharam longas horas para conseguirem os documentos necessários para que Senatus viajasse para Arkansas. Uma série de coincidências, as quais Vanderbeek considera provisão de Deus, levaram-na a uma organização chamada Corporate Aviation Responding in Emergencies, ou CARE (Aviação Corporativa Respondendo em Emergências). 

O grupo se voluntariou a transportar Senatus até a América. “Deus arranjou tudo,” Vanderbeek disse. Quando Vanderbeek trouxe Senatus e seu pai ao aeroporto, os repórteres da NBC estavam esperando. Dr. Nancy Snyderman, o editor chefe da parte médica da rede, carregou Senatus até o avião quando este estava sem fôlego para andar.  Dr. Robert Jaquiss realizou a cirurgia de substituição da válvula do coração no Arkansas’ Children’s Hospital.  “Um adulto com a condição cardíaca dele, eu penso que estaria morto agora”, Jaquiss disse a NBC. “Uma das coisas mágicas com relação às crianças, no entanto, é que elas podem vencer as coisas.”

Conforme Senatus se recuperava, ele foi cuidado pela enfermeira Deann Martin, membro da Igreja de Cristo do Centro da Cidade em Searcy, Ark. Durante o período de convalescência, o garoto e seu pai ficaram na casa de Tony e Robin Hill, membros da Igreja de Cristo de  Sylvan Hills em Sherwood, Ark.

Senatus e seu pai retornaram a seu lar no Haiti. Snyderman apresentou a história deles recentemente no  “Today” show na NBC.

ERIK TRYGGESTAD | The Christian Chronicle

 FOTO CEDIDA POR HOPE FOR HAITI'S CHILDREN (ESPERANÇA PARA AS CRIANÇAS DO HAITI)
Ajudando o Haiti – Usando uma máquina para ajudá-lo a respirar, David Senatus voa do Haiti para Arkansas.






Todos os artigos